A política brasileira tomou um rumo muito nocivo à cultura e à sociedade. Em vez de agregar as diferenças, separou os semelhantes. Colocou ódio nas ações das famílias, das ruas, das comunidades. Colocou sangue em vez de animação. Confesso que sinto saudades das eleições anteriores a 2014.
Foi no ano de 2014 quase vi meu carro apedrejado, pois estava sendo seguido por outro carro com rapazes em seu interior gritando todo tipo de palavra, fazendo gestos obscenos, e quase encostando no meu. Motivo: um simples adesivo que tinha colocado no vidro. Nunca mais adesivei nada.
Antes de 2014 havia torcidas inflamadas, mas não enraivecidas, embrutecidas. Hoje as pessoas carregam raiva nas ventas. No olhar. Nas palavras. Agredir tornou-se palavra de ordem. A cultura de paz cede lugar à cultura das armas, da violência, do ódio. Nossa terra está se tornando terra maldita.
Talvez tenhamos que arar todos os 8.511.965 km quadrados do território brasileira, arrancando as desgraças plantadas, e plantando novos valores, irrigando com água limpa, desinfetando os córregos. Vamos ter muito trabalho no cultivo dessa terra arada. Tem lugar em que foram fincados grandes muros. Da terra da morte e do ódio deve nascer uma nova sociedade de paz.
Esse é o meu sonho!