Foram presos aqui no Espírito Santo um trio de estelionatários que estavam dando golpe em oito cidades, prometendo cura para diversos males e doenças. No golpe usavam imagens de santos, “sangue” falso, proferiam maldições ameaçadoras e no final levavam o dinheiro dos ingênuos religiosos. Todos os três são do Rio de Janeiro, mas já cometeram crimes também em Minas Gerais e agora no Espírito Santo.
Num país marcadamente religioso, repleto de crenças de todo tipo, o caminho para um golpe a partir da fé não é coisa complicada. Aliás, muitos fazem isso dentro das próprias Igrejas. Ou estou mentindo? Ou seria golpe apenas quando é feito na rua?
Quantas curas prometidas! Quantos demônios expulsos! Quantas orações de descarrego! Tenho a impressão que o golpe a partir da fé é muito mais comum do que se imagina.
Até a Bíblia Sagrada é usada para ajudar nos golpes. Vendilhões do Templo ou Estelionatários das ruas, tanto faz. O uso da fé das pessoas deveria ser criminalizado para interesses pessoais.