Edebrande Cavalieri
A escrita é a salvação do espírito, da alma e do corpo.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato
Fim das Escolas Cívico-Militares
Hoje o Ministério da Educação pôs fim a uma experiência de educação iniciada na década de 1990 e fortalecida durante o governo Bolsonaro que são as Escolas Cívico-Militares.  Ao todo no Brasil são 216 escolas.  Pela denominação qualquer pessoa acharia que essas escolas estariam destinadas aos ambientes mais difíceis da realidade brasileira como as regiões norte e nordeste e as periferias das grandes cidades. Aliás a formação militar tem tudo a ver com essa realidade.

Na verdade, essas escolas estão concentradas nas regiões sul e sudeste, destacando-se os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Desta forma, a região mais desenvolvida do país pode implantar 109 escolas cívico-militares, enquanto o Amazonas apenas 8 escolas.  A Bahia apenas duas escolas, seguida do Maranhão com três.

É de se suspeitar olhando essa distribuição. A oferta desse modelo caro para uma população mais rica, e com redes de educação bem implantados. Somente estão abandonadas as periferias das grandes cidades. Aqui nenhum escola cívico-militar. Portanto, foi um modelo implantado com outras intenções, menos a inclusão educacional.
Edebrande Cavalieri
Enviado por Edebrande Cavalieri em 12/07/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários