O ataque de Israel ao Irã tendo como justificativa o crescimento do poderio de armas nucleares com urânio enriquecido além do que estava acordado nos leva a buscar saber como está o mundo nesse contexto capaz de destruir toda a humanidade.
Hoje a Rússia possui o maior arsenal nuclear com 4.309 ogivas. Os EUA possuem 3.700, a China 600, a França 290, o Reino Unido 225, a India 180, o Paquistão 170, Israel 90 e Coreia do Norte com 50 ogivas nucleares.
Em 1968 foi assinado o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) para limitar a proliferação de armas nucleares. Os países que dominavam a tecnologia comprometeram-se a não transferir este conhecimento para outros países e a trabalhar para o desarmamento gradual. Contudo, India e Paquistão não respeitaram esse Tratado. Em 1974, Nova Deli efetuou seu primeiro ensaio nuclear, seguido de um segundo estágio em 1998. Islamabad respondeu com uma série de ensaios, iniciando assim uma corrida ao armamento nuclear.
Por seu lado, Israel não assinou esse Tratado e não reconheceu oficialmente a sua posse de armas nucleares e hoje argumenta sua entrada na guerra contra o Irã dizendo que este país está indo além do limite permitido no enriquecimento do urânio.
A Coreia do Norte retirou-se formalmente do Tratado em 2003 e desde 2006 passou a efetuar ensaios ou testes nucleares desafiando sanções e pressões internacionais. O regime fechado e totalitário não se abre a nenhum tipo de negociação e nenhum país é capaz de impor limites ao seu crescimento do poderio militar nuclear.
Uma única bomba atômica poderia provocar danos extensos em uma grande área da terra, A explosão de várias bombas poderá provocar tempestades de fogo, fallout radioativo, inverno nuclear com o bloqueio da luz solar e queda drástica da temperatura. Calcula-se que 50 bombinhas do tipo daquele que foi lançada sobre Hiroshima poderiam provocar tanta fumaça que seria suficiente para ocultar a luz do sol por meses e até anos.
Hoje caberia uma reflexão. Com esse poderio imenso de armas nucleares os países caminham para um processo de dissuasão política e estratégica em benefício de toda a humanidade ou esses armamentos poderão ser utilizados em algum momento de loucura por parte que algum líder desequilibrado? É salutar pagar para ver?
Amanhã poderá ser tarde demais!