Em todo fim de ano são vários aniversários e festas tradicionais. Em todos os momentos quero celebrar a vida que se renova e se fortalece. São momentos fortes e marcantes. Por isso outro nome não é possível a não ser celebração.
Notícia de hoje dando conta de que um homem não conformado com sua separação de uma jovem mulher de 20 anos pegou uma arma de fogo e foi na casa da mãe dela e a matou; depois foi no serviço da ex mulher e com um tiro lhe tirou a vida também. Nas redes os comentários eram de mulheres falando que é preciso orar muito e colocar nas mãos de Deus. Dessa forma a violência contra a mulher só aumenta. Deus quer que façamos nossa parte.
Pátria amada não pode ser pátria armada!
A pátria é vida
Jamais morte
A pátria é amor
Jamais ódio.
A pátria é fraternidade
Jamais intolerância.
Francisco de Assis não deveria ser lembrado apenas para e com a bênção dos animais de estimação.
E os animais que estão morrendo nas queimadas das matas e destruição dos manguezais em voltas das cidades?
E os animais que morrem nos rios com a mineração e os crimes ambientais?
Desculpem-me!
Quem vai tomar a bênção para os animais de estimação e não move uma palha para lutar contra as queimadas e destruição dos rios está buscando a própria condenação. “Ai de vós fariseus e hipócritas” que se dizem colocar Deus acima de todos e não se comprometer para que Deus esteja ao nosso lado.
E Deus somente estará do nosso lado na medida em que estivermos ao lado dos irmãos mais pobres, ao lado da natureza cuidando como se fosse nossa casa. E o é.
Não é possível ser devoto de Francisco de Assis pelas metades.
A decisão desse santo foi de uma radicalidade total. Irmão sol e irmã lua não é poesia romântica para aliviar nossa culpa.
É um hino de ruptura com o modus vivendi da burguesia representada pelo próprio pai, um mercador.
Por isso, saiu de casa retirando a própria roupa, dizendo assim que não compactuava com aquele modo de vida que escravizava os servos e os escravos, explorando os recursos da natureza para ter uma vida luxuosa.
Ao entrar no Recanto das Letras vou descobrindo aos poucos um mundo tão amplo e lindo a ser desbravado. E o meu grande desejo é compartilhar o que penso publicando nos vários ambientes ou cantinhos do recanto.
Não tenho a pretensão de me transformar em nenhum grande escritor assim como tantas pessoas que me visitam e compartilham também suas palavras. Isso é maravilhoso.
Tem hora que vem ideias em borbotões, mas é preciso conter o ímpeto para não ficar falando tantas bobagens. Cheguei a um momento da vida que me desfiz da ideia de ser uma voz da verdade, apenas uma voz de verdade. Sim! Cada um de nós nesse recanto é verdadeiro. Não somos de mentira. As tentativas de dissimulação resultam quase sempre em descrédito. E o que tenho apreciado muito é que parece não haver nenhum tribunal do santo ofício para condenar pessoas à fogueira como na era da inquisição. Ou há?
Os visitantes que chegaram a mim são pessoas de alto reconhecimento humano. Palavras ditas e nenhum maldita. Que coisa bacana! Avisei na capa que não gostaria de receber nenhuma visita inoportuna que me fizesse mal. Acho que esse parece ser o caminho. Feliz.
Permanecerei com a tentação de escrever todo dia, especialmente no diário que é o lugar para isso.
Bom final de semana a todos os visitantes de minha vida.